1933 – Primeira Organização Brasileira com a Marca STS
A primeira organização brasileira com a marca STS foi constituída em 1933, no Rio de Janeiro, fundamentando a assistência médica e transfusional em bases científicas.
A primeira organização brasileira com a marca STS foi constituída em 1933, no Rio de Janeiro, fundamentando a assistência médica e transfusional em bases científicas.
Primeiro banco de sangue da Bahia, o STS foi fundado em Salvador, em 1937, por iniciativa dos médicos Menandro Novais e Estácio Gonzaga, como uma espécie de filial. No mesmo ano, foram inauguradas as unidades de Juiz de Fora e de Recife.
Pioneirismo e inovação caracterizam a evolução histórica do STS. Entre outros fatos de destaque, na época da descoberta do fator Rh, 1940, os médicos brasileiros Carlos da Silva Lacaz e Humberto da Costa Ferreira, recém-chegados de Londres, foram convidados a dar um curso para os médicos do STS sobre esta importante novidade. Desta forma, a instituição aprimorou sua prática com transfusões mais direcionadas para os receptores indicados, minimizando o perigo das reações.
Em 1946 o STS inicia as atividades de transfusão de sangue no Hospital Santa Izabel.
A instituição colaborou diretamente para o desenvolvimento da medicina baiana. Entre outras inovações para a época, os então diretores do serviço, Estácio Gonzaga e Alcilídio Barreto, iniciaram o trabalho com o fracionamento do sangue, utilizando pela primeira vez na Bahia as hemácias lavadas e os concentrado de glóbulos vermelhos.
Em 1982 o STS inaugura o laboratório de análises clínicas. A organização também passa por uma reestruturação em sua direção.
Em 1990 fechamos parceria com as instituições: Hospital Salvador, Hospital Sagrada Família e Hospital Cidade.
Criado o setor de TI em 2004 que melhorou a integração da empresa com sistemas informatizados, garantindo uma maior agilidade nos processos.
Em 2005, a implantação do sistema Hemoplus trouxe diversas inovações, como a biometria do doador de sangue. E assim, iniciou a informatização das áreas da Sede, quanto ao banco de sangue.
Em 2006 iniciamos o processo de informatização das agências transfusionais e fechamos parceria com a Fundação Baiana de cardiologia.
Em 2007 implantamos o sistema SMART, que passou a gerenciar as atividades do laboratório de analises clínicas e passamos a emitir os laudos via web. Neste mesmo ano iniciamos a parceria com o Hospital Cardio Pulmonar.
Já em 2008, iniciamos o envio de notificações por SMS aos Doadores e Pacientes. Desenvolvemos a integração B2B H. Pardini e implantamos a virtualização de servidores do STS.
Em 2009 expandimos nosso laboratório de análises clínicas com a abertura de novas unidades de coleta nos bairros do Cabula, São Caetano e Sussuarana.
Em 2009, implantamos a área de GRH, onde houve uma padronização e especialização nos processos de Recrutamento e Seleção, Gestão de Competências e Administração de Benefícios do Colaborador.
Em 2010 iniciamos parceira e implantamos agências transfusionais em dois novos hospitais, que são: Hospital da Bahia e Hospital Santa Helena. Fizemos a aquisição de novos servidores HP e IBM. Realizamos o interfaceamento das áreas de coleta e processamento de sangue.
Em 2012 implantamos o sistema SMARTWeb/Web laudos que aperfeiçoou a entrega de laudos e as atividades do Laboratório de Análises Clínicas.
Em 2013, implantamos a área de Gestão da Qualidade e os sistemas de gerenciamento do sistema de gestão, assim como: Controle de documentos, controle de não conformidades, controle de projetos e indicadores. Também neste mesmo ano, firmamos uma parceira com a implantação de uma Agência Transfusional no Hospital Teresa de Lisieux.
Em 2014 conseguimos a Certificação ISO 9001 e Acreditação ONA para as atividades de Banco de Sangue e Laboratório de Análises Clínicas. Também neste mesmo ano, firmamos uma parceira com a implantação de uma Agência Transfusional na Clinica Ortopédica e Traumatológica (Hospital COT).
No ano de 2015 desenvolvemos e construímos uma nova estrutura mais ampla e moderna para o Laboratório de Análises Clínicas. Também desenvolvemos um novo Data Center para replicação de backups e servidores.