As ferramentas deste moderno sistema propiciam a geração de relatórios e dados consistentes e o controle dos materiais, exames e registros de clientes através de código de barras. Todo o registro é informatizado, desde a foto eletrônica até o registro da impressão digital de cada doador. O gerenciamento do acervo de informações proporciona o acompanhamento individualizado e o rastreamento de todas as etapas do processo de análise laboratorial e processamento de hemoderivados.
A rede STS conta com o suporte de equipamentos dos mais avançados que garantem exames diagnósticos de alta precisão e a produção em escala de hemocomponentes.
O funcionamento da infraestrutura do STS é otimizada pelo desempenho de uma equipe atuante e comprometida. O acervo tecnológico somado à qualificação dos recursos humanos permite que o STS desenvolva um trabalho de apoio acadêmico e à pesquisa, em intercâmbio com instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).